SETOR ECONÔMICO:
Fármacos
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A tecnologia pode ser aplicada para acelerar o processo cicatricial de feridas cutâneas em indivíduos diabéticos, que são de difícil cicatrização. A tecnologia também pode ser utilizada como adjuvantes de processos cicatriciais ou em afecções onde se busca o aumento da produção de colágeno e da atividade antioxidante, como nos processos de envelhecimento da pele, indicando um potencial efeito terapêutico para processos associados à melhoria do tônus e diminuição de cicatrizes fibrosas, hipofuncionais e inestéticas.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A invenção consiste no uso de extratos aquosos, orgânicos e hidroalcoólicos das folhas de embaúba (Cecropia pachystachya Trécul, URTICACEAE) e das folhas de ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Miller, CACTACEAE) para compor formulações farmacêuticas para uso via tópica a fim de estimular a cicatrização de feridas de indivíduos normo e hiperglicêmicos.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
A tecnologia apresenta a associação de plantas nativas com alto potencial antioxidante, anti-inflamatório, antiglicante, vasodilatador e proliferativo. Não há no mercado um produto que ofereça essas vantagens associadas em uma mesma tecnologia.
TITULARES:
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 102019022100-3
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
pc.critt@ufjf.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.