SETOR ECONÔMICO:
Aeronáutico
Mecânica de Bens e Capital
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Reduzir o elevado consumo de combustível e a emissão de gases nocivos para o meio ambiente dos sistemas propulsivos convencionais e dos inconvenientes relacionados à questão dos elevados pesos dos sistemas propulsivos elétricos híbridos com arquitetura série.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A tecnologia consiste em um sistema de transmissão diferencial para propulsão elétrica híbrida para aeronaves, em particular para aeronaves com propulsão com motor elétrico e motor a combustão interna instalados nela, em arquitetura paralela, conectados por engrenagens, para acionamento da hélice propulsora de uma aeronave.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Superar os inconvenientes relacionados com transitórios da operação de transmissão e obter uma independência de operação das diferentes fontes de energia e movimento, garantindo uma unidade de transmissão com simplicidade estrutural, baixo peso e elevada durabilidade.
TITULARES:
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 1020180725556
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
pc.critt@ufjf.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.