PORTARIA PRE Nº 062/2023 – DESIGNA MEMBROS PARA COMPOREM A CÂMARA DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS EXCLUSIVA (CAPE), A SER CONSTITUÍDA PARA INDICAÇÃO DOS PESQUISADORES AO PRÊMIO CONFAP DE CIÊNCIA, TECNOLOGICA E INOVAÇÃO “JOHANNA DOBEREINER” – EDIÇÃO 2023. - FAPEMIG
PORTARIA FAPEMIG PRE N° 062/2023 DESIGNA MEMBROS PARA COMPOREM A CÂMARA DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS EXCLUSIVA (CAPE), A SER CONSTITUÍDA PARA INDICAÇÃO DOS PESQUISADORES AO PRÊMIO CONFAP DE CIÊNCIA, TECNOLOGICA E INOVAÇÃO “JOHANNA DOBEREINER” – EDIÇÃO 2023. O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas […]
Publicado em 17 de out. de 2025 · Atualizado em 17 de out. de 2025 · Leitura: 2 min
por Vanessa Fagundes
“Falar da FAPEMIG é falar de pesquisa, e falar de pesquisa é falar de crescimento e desenvolvimento”, pontuou o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PL), durante homenagem no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião especial, realizada na manhã desta sexta (17) às 10 horas, marca os 40 anos de atuação da FAPEMIG no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Estado.
Arantes, que foi o deputado autor do requerimento, destacou os investimentos realizados pela FAPEMIG nos últimos anos e mencionou pesquisas apoiadas pela agência de fomento mineira que contribuem para enfrentar problemas diversos, como o Centro de Excelência do Semiárido (Sertão) e a vacina Calixcoca. Segundo ele, esses exemplos mostram que a FAPEMIG ultrapassou seu papel de financiadora tradicional e engaja-se em transformações sociais, saúde pública, inovação industrial e fortalecimento das universidades estaduais.
O deputado destacou, ainda, que a ALMG tem sido parceira da Fundação em deliberações orçamentárias e na fiscalização da aplicação de recursos públicos, contribuindo para sua legitimidade e expansão. Na sequência, entregou ao presidente da FAPEMIG uma placa de homenagem.
Deputado Antonio Carlos Arantes entrega placa de homenagem da ALMG ao presidente da FAPEMIG Carlos Arruda (foto: Almir Ferreira/FAPEMIG)
Olhar para o futuro
Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG, agradeceu a ALMG, os parceiros e os colaboradores da Fundação. Ele lembrou que, quando a Fundação foi criada, há 40 anos, os desafios da ciência eram diferentes e estavam ligados a áreas estratégicas como saúde, agricultura e engenharia. Ainda que esses temas permaneçam relevantes hoje, o mundo mudou muito. Palavras como empreendedorismo e inovação, que não eram muitos usadas, hoje estão na pauta.
“Nosso desafio – da FAPEMIG, da ALMG e da sociedade – é pensar qual FAPEMIG vamos deixar para daqui a 40 anos. Que desafios tecnológicos vamos ter que superar? Que papel nossos pesquisadores de diversas instituições devem ter, com apoio da FAPEMIG, para resolver esses desafios?”. Ele encerrou ressaltando a importância da FAPEMIG para cuidar do futuro da ciência, do futuro de Minas e do Brasil.”
Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG, destacou o papel da Fundação para enfrentar desafios tecnológicos (foto: Almir Ferreira/FAPEMIG)
A solenidade foi transmitida pelo canal da ALMG e está disponível aqui
Placa de homenagem
Na metade da década de 1980, foi criada uma das mais importantes instituições de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação do nosso país: a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. Desde então, a Fundação tem apoiado pesquisadores, fortalecido universidades e aproximado o conhecimento das demandas da sociedade, consolidando-se como referência nacional na formação de recursos humanos qualificados e na integração entre academia, empresas e poder público.
O Parlamento Mineiro, ao celebrar os 40 anos da FAPEMIG, reconhece a contribuição decisiva dessa instituição para o desenvolvimento científico, econômico e social do Estado e rende a ela justa homenagem.