
Na próxima quinta-feira (5), às 15h, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) transmitirá em seu canal do YouTube a Live Tira Dúvidas da Chamada 01/2026 – Demanda Universal.
Com investimento previsto de R$ 105 milhões e prazo de execução de até 36 meses, a chamada tem como objetivo estimular a qualidade, a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica em Minas Gerais. Além disso, a chamada prevê o financiamento de projetos em diversas áreas do conhecimento, contemplando despesas com aquisição de equipamentos, manutenção, custeio de atividades de pesquisa e publicações científicas.
A transmissão será uma oportunidade para que pesquisadores esclareçam dúvidas sobre a submissão de propostas e demais etapas do processo de avaliação. Além disso, a expectativa é ampliar o acesso à informação e contribuir para o envio de projetos mais qualificados.
As propostas podem ser submetidas via sistema Everest até 20 de março de 2026.
Saiba mais detalhes sobre a chamada aqui.
Novo formato
A live integra o novo projeto de comunicação da Fundação, o CONEXÃO FAPEMIG — podcast que substitui as tradicionais transmissões “Tira Dúvidas”. A proposta é fortalecer o diálogo com pesquisadores, instituições de ensino e centros de pesquisa do estado, por meio de conteúdos mais dinâmicos e aprofundados.
No novo formato, a equipe técnica da Fundação participa ativamente da transmissão, apresentando orientações detalhadas e respondendo às perguntas do público em tempo real.
Inscreva-se no canal do YouTube e participe.
Compartilhar
Mais Notícias

02 de mar. de 2026
FAPEMIG amplia oportunidades para iniciação científica em Minas Gerais

26 de fev. de 2026
Câmaras de Avaliação da FAPEMIG ganham agilidade e representatividade após reestruturação

24 de fev. de 2026