A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou o resultado preliminar da Chamada FAPEMIG nº 006/2025 – Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) – 8ª Edição – MS/CNPq/FAPEMIG/SES-MG. Em sua oitava edição, a chamada teve como objetivo apoiar projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde em temas prioritários para o país e para Minas Gerais.
Ao todo, 56 propostas foram aprovadas e vão receber, juntas, um investimento de mais de R$11,7 milhões. Esse é o maior valor já destinado pela FAPEMIG ao programa.
Clique aqui para acessar o resultado
A chefe do Departamento de Parcerias Públicas, Caroline Pimentel, destaca o foco da chamada, que olha para uma questão de grande importância: o fortalecimento do Sistema Único de Saúde por meio da pesquisa e da aplicação do conhecimento. “Essa edição é um marco para a FAPEMIG, tanto pela quantidade de projetos aprovados como pelo valor investido, o maior já destinado à chamada nos últimos anos”.
Eventuais recursos administrativos poderão ser interpostos, formalmente, no prazo de dez dias corridos após a publicação dos resultados, por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato por meio do FAP Atende
Programa de pesquisa para o SUS
O Programa de Pesquisa para o SUS – PPSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) que conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), das secretarias estaduais de saúde e das agências estaduais de fomento.
A sua 8ª edição foi focada no impacto social e científico e considerou cinco eixos prioritários apresentados pelo MS: Redes de atenção à saúde, Regulação e acesso a serviços de saúde, Vigilância em saúde, Gestão, Educação e inovação e regionalização em saúde e Avaliação de políticas de saúde, além do planejamento estratégico feito pela SES-MG.
Compartilhar
Mais Notícias

11 de fev. de 2026
Murilo Zerbini abre o Papo de Inovação FAPEMIG em 2026

11 de fev. de 2026
Cientistas mineiras representam 60% dos bolsistas da FAPEMIG nos últimos anos

05 de fev. de 2026
