“Falar da FAPEMIG é falar de pesquisa, e falar de pesquisa é falar de crescimento e desenvolvimento”, pontuou o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PL), durante homenagem no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião especial, realizada na manhã desta sexta (17) às 10 horas, marca os 40 anos de atuação da FAPEMIG no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Estado.
Arantes, que foi o deputado autor do requerimento, destacou os investimentos realizados pela FAPEMIG nos últimos anos e mencionou pesquisas apoiadas pela agência de fomento mineira que contribuem para enfrentar problemas diversos, como o Centro de Excelência do Semiárido (Sertão) e a vacina Calixcoca. Segundo ele, esses exemplos mostram que a FAPEMIG ultrapassou seu papel de financiadora tradicional e engaja-se em transformações sociais, saúde pública, inovação industrial e fortalecimento das universidades estaduais.
O deputado destacou, ainda, que a ALMG tem sido parceira da Fundação em deliberações orçamentárias e na fiscalização da aplicação de recursos públicos, contribuindo para sua legitimidade e expansão. Na sequência, entregou ao presidente da FAPEMIG uma placa de homenagem.

Olhar para o futuro
Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG, agradeceu a ALMG, os parceiros e os colaboradores da Fundação. Ele lembrou que, quando a Fundação foi criada, há 40 anos, os desafios da ciência eram diferentes e estavam ligados a áreas estratégicas como saúde, agricultura e engenharia. Ainda que esses temas permaneçam relevantes hoje, o mundo mudou muito. Palavras como empreendedorismo e inovação, que não eram muitos usadas, hoje estão na pauta.
“Nosso desafio – da FAPEMIG, da ALMG e da sociedade – é pensar qual FAPEMIG vamos deixar para daqui a 40 anos. Que desafios tecnológicos vamos ter que superar? Que papel nossos pesquisadores de diversas instituições devem ter, com apoio da FAPEMIG, para resolver esses desafios?”. Ele encerrou ressaltando a importância da FAPEMIG para cuidar do futuro da ciência, do futuro de Minas e do Brasil.”

A solenidade foi transmitida pelo canal da ALMG e está disponível aqui
Placa de homenagem
Na metade da década de 1980, foi criada uma das mais importantes instituições de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação do nosso país: a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. Desde então, a Fundação tem apoiado pesquisadores, fortalecido universidades e aproximado o conhecimento das demandas da sociedade, consolidando-se como referência nacional na formação de recursos humanos qualificados e na integração entre academia, empresas e poder público.
O Parlamento Mineiro, ao celebrar os 40 anos da FAPEMIG, reconhece a contribuição decisiva dessa instituição para o desenvolvimento científico, econômico e social do Estado e rende a ela justa homenagem.
Belo Horizonte, 17 de outubro de 2025
Deputado Tadeu Leite
Presidente
Compartilhar
Mais Notícias

16 de out. de 2025
FAPEMIG será homenageada pela ALMG

15 de out. de 2025
FAPEMIG promove Live Tira-Dúvidas sobre chamada focada em pesquisas genômicas na área da agricultura

15 de out. de 2025