Inovação
Publicado em 20 de abr. de 2018 · Atualizado em 20 de abr. de 2018 · Leitura: 0 min
por Teo Scalioni

Foi realizada nesta sexta-feira (20 de abril) no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), a apresentação das startups escolhidas para serem aceleradas pelo FIEMG LAB Acelera Mestrado&Doutorado. O programa, no qual a FAPEMIG participa por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), tem como objetivo ajudar projetos oriundos de spin-off universitárias, ou seja, através de pesquisas acadêmicas, a encorparem e ganharem força para entrarem no mercado, inclusive com apoio a capacitação de investimentos.

No total, quatro startups foram escolhidas para serem aceleradas pela FIEMG LAB Acelera Mestrado&Doutorado, são elas: BChem Solutions, que visa transformar óleos vegetais descartáveis em biocombustíveis; Pharmaview, que trabalha em uma vacina para a cocaína; PróbioFull,  que desenvolve probióticos com resíduos da indústria de laticínio; e Nuresp, cujo o objetivo é a construção de um sistema portátil para avaliar a força dos músculos respiratórios.

Um pouco diferente dos programas tradicionais de aceleração, o FIEMG LAB Acelera Mestrado&Doutorado, visa acelerar projetos de pesquisas realizados exclusivamente em universidades. No total, mais de 120 projetos foram inscritos, em que uma pré-seleção de 12 foi realizada. Após as mesmas serem submetidas por uma banca, as quatro foram escolhidas para darem continuidade no programa.

O presidente da FAPEMIG, professor Evaldo Vilela, abriu o evento reforçando que o objetivo era justamente apresentar ao colaborador da instituição alguns dos projetos no qual ela está inserida. Segundo ele, é importante que as pessoas que carregam a FAPEMIG no dia-a-dia saibam dos resultados que ela colabora efetivamente nas atividades de ciência e tecnologias de políticas públicas. “Geralmente as pesquisas ficam longe da gente, em universidades e laboratórios. Por isso, é interessante ver esses resultados na prática, fazendo um rastreamento do que nós produzimos”, observou prof. Evaldo.

Evaldo chamou a atenção sobre o crescimento das startups que hoje tratam-se de uma nova realidade, e em que a FAPEMIG tem acompanhado de perto esse desenvolvimento. “Há um transbordamento de conhecimento por meio das startups. Uma nova maneira de fazer negócios, gerar empregos e renda”, salientou o professor Evaldo, reforçando que hoje, por exemplo, 1/3 da economia americana já é oriunda das startups.

Para o gestor do FIEMG LAB, Fábio Veras, o programa tem aproximado startups, academia e indústria. Segundo ele, geralmente falta um pouco de espírito empreendedor na academia, típica da própria cultura. No entanto, pelo esforço, da FAPEMIG e principalmente do professor Evaldo que inclusive já foi reitor, esse cenário em Minas Gerais tem mudado. “O FIEMG LAB não existiria se não fosse a FAPEMIG, não apenas no que se relaciona a recursos e sim ao apoio e essa integração empresa e universidade”, garante Fábio Veras.

 

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março
Institucional

05 de mar. de 2026

FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março

Imagem da notícia Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

03 de mar. de 2026

Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

Imagem da notícia FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal
Eventos

02 de mar. de 2026

FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal