A FAPEMIG já recebe propostas de pesquisa para financiamento em sua chamada 16/2023 – Economia Verde. O objetivo da chamada é promover o conhecimento científico, tecnológico e inovador para resolver problemas e gerar soluções sustentáveis para os biomas e bacias hidrográficas de Minas Gerais, em especial a Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Dessa forma, espera-se estimular o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado, contribuindo para preservação e recuperação do meio ambiente, eficiência no uso de recursos naturais e geração de iniciativas sustentáveis. O valor total destinado às propostas aprovadas será de R$9 milhões.
O prazo para submissão dos projetos encerra-se no dia 2 de setembro de 2023. As propostas devem ser enviadas eletronicamente, por meio do Sistema Everest. O texto da chamada, com outras informações e detalhes, pode ser encontrado aqui.
Linhas temáticas
A chamada 16/2023 estabelece seis linhas temáticas, nas quais as propostas devem se encaixar: 1) Produção, processamento de produtos orgânicos e insumos de base agroecológica isentos de contaminantes, nas áreas rurais e ou urbanas; 2) Sistemas de produção agropecuária e de extrativismo florestal baseados em recursos renováveis, com a adoção de métodos e práticas culturais, biológicas ou mecânicas que reduzam resíduos poluentes ou a dependência de insumos externos com viabilidade técnica e econômica; 3) Desenvolvimento de novos bioprodutos e serviços baseados na biodiversidade mineira; 4) Produção, consumo, reutilização e reciclagem de recursos de forma sustentável em uma economia circular; 5) Desenvolvimento de defensivos agrícolas ou fertilizantes dentro de uma abordagem agroecológica e de economia circular; e 6) Preservação e recuperação do meio ambiente, sustentabilidade da água e da vida terrestre.
Além disso, existem três faixas de financiamento, estabelecidas de acordo com a modalidade de execução: coordenação individual, grupos ou rede. Para cada uma delas, existe um valor máximo que pode ser solicitado. No julgamento das propostas, estão previstos pontos adicionais para os projetos que tiverem como foco a região da Bacia do Rio Doce.
No caso de dúvidas, a orientação é enviar uma mensagem para o Fale Conosco da FAPEMIG.