Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas com especialização produtiva em um mesmo território, que atuam de forma cooperativa com outros atores locais por meio de uma governança. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) integra o Núcleo Gestor dos Arranjos Produtivos Locais (NGAPL), responsável por articular ações governamentais visando ao apoio integrado aos APLs.
Neste contexto, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), a Fundação acaba de lançar a Chamada 010/2024 Tríplice Hélice - Arranjo Produtivo Local (APL).
Ao todo, serão investidos 10 milhões em propostas submetidas por meio de parcerias entre as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no Estado de Minas Gerais (ICTMG) e sociedades empresárias, startups e cooperativas inseridas em APLs mineiros. Confira a chamada completa.
As propostas devem ser submetidas via Everest até, às 17h, do dia 5 de agosto de 2024*. Os participantes da Chamada devem realizar a solicitação de cadastramento junto à FAPEMIG, até às 23h59 do dia 31 de julho de 2024*.
Segundo a gerente de inovação da FAPEMIG e uma das representantes da FAPEMIG no NGAPL , Narrayra Granier Cunha, esse financiamento é fundamental para impulsionar a economia, promover a inovação e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo em Minas Gerais.
Desafios Tecnológicos
Os projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico ou de inovação deverão atender as demandas e desafios tecnológicos de sociedades empresárias, startups e ou cooperativas vinculadas a APLs mineiros, com foco em desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores. Os temas dos desafios podem ser consultados no Anexo 1 da Chamada.
O coordenador da proposta da ICTMG deve entrar em contato com a Governança do APL demandante, para alinhamento sobre o escopo do projeto e recolhimento da carta de interesse.
Ao todo, 15 APLs de todo o Estado de Minas Gerais, propuseram desafios. São eles:
Dúvidas, sugestões e esclarecimentos entre em contato com a FAPEMIG via Fale Conosco.
*Atualização realizada conforme retificação nº 2 da Chamada.