A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) completa 39 anos no dia 28 de agosto. O seminário A FAPEMIG como Agente de Transformação em Minas Gerais será realizado para comemorar a data e já tem presença confirmada de pesquisadores e gestores de todo o país. Durante o evento, serão assinados dois Acordos de Cooperação Técnica, um com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e outro com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O acordo com a Embrapii tem como objetivo estabelecer condições para viabilizar o lançamento de iniciativas conjuntas, o apoio a Unidades EMBRAPII mineiras e permitir a realização de projetos e programas de interesse comum a fim de promover a cooperação e explorar as sinergias em prol do fortalecimento da capacidade de inovação no Estado de Minas Gerais e no país como todo.
"É com entusiasmo que comemoramos os 39 anos da FAPEMIG, instituição que tem sido fundamental para o avanço da ciência e tecnologia em Minas Gerais e em todo o Brasil. Nossa parceria reflete o compromisso de unir esforços como agentes de fomento à inovação para fortalecer a indústria brasileira. Esperamos que a FAPEMIG siga forte e atuante, e estamos prontos para seguir avançando com esta nossa exitosa parceira”, afirma o presidente da Embrapii, Alvaro Prata.
Prata acrescenta, ainda, que, em Minas Gerais, a Embrapii conta com 15 unidades e um Centro de Competência em Hardware e Infraestrutura em Conectividade 5G e 6G à disposição da indústria. Até o momento, a Embrapii investiu R$ 301 milhões para o apoio a 327 projetos inovadores no estado, que beneficiaram 244 empresas.
Para Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG, esse acordo vai ser mais um incentivo importante para as empresas mineiras inovarem. “Os investimentos das empresas brasileiras em pesquisa, desenvolvimento e inovação ainda são tímidos, se comparados a outros países. Acreditamos que esse acordo será um importante apoio nesse sentido, com vistas a criar uma cultura de inovação nas empresas”, acredita.
A presença da Embrapii no Estado será apresentada no primeiro painel do Seminário: Inovação e Desenvolvimento - O Impacto das Unidades EMBRAPII em Minas Gerais. O acordo de cooperação será assinado na sequência.
Produtividade na pesquisa
Já o acordo com o CNPq tem como foco ampliar a concessão de bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) em Minas Gerais, assim como a política de incentivo à ciência, tecnologia e inovação no Estado. Quem assinará o documento é o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, palestrante do Painel 2: Políticas públicas para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação: como ampliar o impacto e a relevância para a sociedade?
O seminário acontece na sede da FAPEMIG, das 9h às 16h, e é voltado a todos os interessados no sistema de ciência, tecnologia e inovação. A participação é gratuita, mas as inscrições devem ser feitas pelo Sympla.
Confira a programação completa e participe!