Unidades da Embrapii em Minas se reúnem para discutir desafios e parcerias

Vanessa Fagundes - 02-10-2024
574

Representantes das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) sediadas no Estado se reuniram na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (1). O objetivo do encontro foi levantar desafios comuns e compartilhar experiências, de forma a caminhar para a formação de uma rede.

A reunião foi proposta pela FAPEMIG, responsável também por motivar o debate sobre o potencial de uma rede estruturada. Como destacou o presidente da Fundação, Carlos Arruda, a expectativa é criar uma comunidade de aprendizado. “As unidades com experiências diferenciadas ou vivências em temas específicos compartilham suas histórias, e isso vai ganhando escala, de forma a consolidar o conhecimento por meio da prática”.

Outros benefícios esperados com a formação de uma rede são o apoio mútuo, de forma a superar desafios comuns e fortalecer capacidades coletivas; acesso a novas oportunidades e parcerias; melhoria da eficiência operacional por meio da troca de boas práticas para otimizar processos e operações internas; aumento da competitividade; e maior impacto regional e nacional das iniciativas.

Durante o encontro, os participantes também tiveram a oportunidade de apresentar sugestões à FAPEMIG sobre formas de fortalecer e ampliar a atuação das unidades Embrapii no Estado. Ficou decidido, ainda, que a discussão teria continuidade ainda nesse ano, em encontro que acontecerá na sede de uma das unidades mineiras.


Representantes de 12 das 13 unidades Embrapii sediadas em Minas compareceram à reunião, que discutiu a possibilidade de criação de uma rede (Foto: Bárbara Teixeira/FAPEMIG)

Capilaridade
Como destacou Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, durante evento realizado na FAPEMIG, o credenciamento de novas unidades observa quatro critérios: infraestrutura tecnológica de ponta; pessoal qualificado; foco temático; e experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação em parceria com empresas.

Atualmente, Minas Gerais é sede de 13 unidades Embrapii, localizadas nas diferentes regiões do Estado. Conheça:

Unidade Embrapii de Agricultura Digital – Zetta / Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Unidade Embrapii em Mineração Sustentável / Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Unidade Embrapii de Inovação para Fármacos e Vacinas – Farmavax / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Unidade Embrapii de Comunicações Digitais / Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)

Unidade Embrapii de Aços e Ligas Especiais - ISI MLE / Instituto Senai de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais

Unidade Embrapii em Soluções Agroalimentares / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Unidade Embrapii de Mobilidade e Sistemas Inteligentes / Instituto Federal de Minas Gerais (Formiga) (IFMG)

Unidade Embrapii de Agroindústria do Café / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas)

Unidade Embrapii Fitec BH 

Unidade Embrapii de Tecnologias Metal-Mecânica / Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU)

Unidade Embrapii de Fibras Florestais  / Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (DEF/UFV)

Unidade Embrapii de Software para Sistemas Ciberfísicos / Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG)

Unidade Embrapii de Materiais Avançados e Nanotecnologia / Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano/UFMG)

Parceria
A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Em agosto, a FAPEMIG assinou um acordo de parceria com a Empresa que prevê o investimento de R$130 milhões em iniciativas inovadoras no Estado. O recurso será aplicado por meio de chamadas conjuntas, que ainda estão sendo elaboradas.

Clique aqui para ler mais sobre a parceria