Edição deste ano traz como tema central mudanças climáticas e divulgação científica
Cientistas, professores, divulgadores, jornalistas e demais interessados na comunicação pública da ciência já podem se inscrever na 13ª edição do “Fala, Ciência”, iniciativa voltada para formação complementar em divulgação científica, oferecida pela Rede Mineira de Comunicação Científica. O evento acontece no dia 29 de novembro, das 14h às 17h, em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
São oferecidas 60 vagas presenciais e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla, até hoje (28). Para os que optarem por acompanhar as atividades remotamente, também será necessário realizar inscrição, que podem ser feitas até o dia do evento. A transmissão será aberta pelo canal do Fala, Ciência, mas somente os inscritos e que assinarem a lista de presença receberão certificado.
As palestras “Divulgação científica para conservação ambiental”, com Gustavo Figueiroa; e “Potencial Biótico e a trajetória de Julia Quintaneiro”, com Thalita Carneiro; além da oficina “Construa o Instagram do seu projeto - aprenda como fazer com o Projeto Menos Preconceito, Mais Saúde”, com Marina Queiroz, vão acontecer no charmoso Prédio Rosa da Praça da Liberdade, que abriga, desde 2010, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, espaço que integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Assim, quem puder chegar mais cedo, também poderá visitar as exposições do Museu. O local também possui cantina e cafeteria, com ótimas opções de almoço e lanches.
Clique aqui e faça sua inscrição!
Programação
14h – Palestra “Divulgação científica para conservação ambiental”, com Gustavo Figueiroa, biólogo, especialista em Manejo e Conservação da Fauna Silvestre, e cursando a especialização em Comunicação Pública da Ciência. Com passagens pelo Instituto Butantan e Associação Onçafari, trabalhou com manejo de fauna em cativeiro e vida livre. Foi gestor de parques e áreas verdes em São Paulo, onde foi um dos elaboradores da proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre Anhanguera. É co-fundador da GreenBond, agência de comunicação especializada em projetos de conservação. Voluntário do GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e, desde 2019, faz parte do Instituto SOS Pantanal, onde atualmente é Diretor de Comunicação e Engajamento.
Instagram: @gufigueiroa
15h – Palestra “Potencial Biótico e trajetória de Júlia Quintaneiro”, com Thalita de Oliveira. Pesquisadora, professora e divulgadora científica. Biológa e mestre em Ensino de Ciências, cursando doutorado em Educação. É integrante do Potencial Biótico, uma empresa dedicada à formação de divulgadores científicos por meio de imersões, oficinas e atividades que conectam o público não especializado aos conhecimentos científicos, aos processos da ciência, e aos próprios cientistas, transmitindo também as alegrias, desafios e inquietações da vida de pesquisador. Nesta palestra, Thalita irá contar um pouco da trajetória da bióloga Júlia Quintaneiro, que viaja pelo Brasil visitando museus de ciência, dividindo suas experiências com o público.
Instagram: @juliaquintaneiro
16h - Oficina “Construa o Instagram do seu projeto - aprenda como fazer com o Projeto Menos Preconceito, Mais Saúde”, com Marina Queiroz. Jornalista, especialista em História e Culturas Políticas e em Comunicação Estratégica. Também possui formação em Liderança, Escrita Criativa, Branding, Design de Serviços e Design Thinking. Desde 2001 planeja, cria e implementa estratégias de Comunicação e Aprendizagem junto a governos, academia, terceiro setor, empresas e pessoas físicas.
Serviço
13ª Fala, Ciência - mudanças climáticas e divulgação científica
29/11, das 14 às 17h
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal: Praça da Liberdade, 680, Prédio Rosa, Savassi - Belo Horizonte/MG