FAPEMIG apresenta projetos inspiradores e lança novas chamadas

Vivian Teixeira - 12-02-2025
536

Na sequência de atividades em comemoração aos seus 40 anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) promoverá evento para apresentar o primeiro de seus Projetos Inspiradores –- trabalhos de pesquisa e inovação que contribuíram para transformar realidades – e para lançar o primeiro pacote de oportunidades de fomento de 2025. 

O presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, convida a todos para participar desse momento, que retrata a trajetória e as contribuições da Fundação para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. “Além de destacar os impactos da ciência e da inovação para a sociedade, queremos inspirar as novas gerações de pesquisadores e mostrar caminhos possíveis para a superação de desafios”, afirma. 

Inspiração 

O primeiro Projeto Inspirador será apresentado pelo pesquisador e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Pimenta. O cientista vai falar sobre os estudos desenvolvidos no campo da nanociência ao longo de sua carreira e dos inúmeros projetos de pesquisa e inovação que ele liderou.  

Pimenta é graduado e mestre em Física pela UFMG, com doutorado pela Université d’Orléans, na França, e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA. Na UFMG, criou o Laboratório Raman, dedicado a pesquisas sobre materiais que estão transformando a eletrônica e a computação. Em 2024, foi agraciado com o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, na categoria Ciência.  

Sua apresentação será seguida pelo debate “O papel da FAPEMIG no desenvolvimento futuro da ciência”. O evento é aberto a todos os interessados, que devem se inscrever pelo e-mail cerimonial@fapemig.br .

Recursos para a ciência e para a inovação 

Durante o evento, a FAPEMIG irá realizar o lançamento de duas chamadas: Demanda Universal e Fortalecimento das Unidades Embrapii. A primeira busca estimular a pluralidade da pesquisa científica e tecnológica no Estado em diferentes áreas do conhecimento. Já a chamada Fortalecimento das Unidades Embrapii é resultado do acordo de cooperação firmado com a empresa em 2024 (leia mais aqui). “A parceria com a Embrapii vai alavancar ainda mais projetos de inovação no Estado, contribuindo para a solução de desafios atuais”, destaca Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG.   


Serviço 

Evento: Projetos Inspiradores e lançamento de pacote de oportunidades FAPEMIG 

Data e hora: 26/02, às 10h 

Local: Sede da FAPEMIG (Av. José Cândido da Silveira, 1500, Horto) 

Participação: Gratuita, com inscrição pelo e-mail cerimonial@fapemig.br