Nova presidente do Conselho Curador da FAPEMIG toma posse

Bárbara Melo - 07-05-2025
184

Mila Corrêa da Costa assumiu o colegiado em abril como representante da Sede-MG, em conformidade com o Decreto Estadual nº 48.715, de 26 de outubro de 2023

A nova presidente do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Mila Corrêa da Costa, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), tomou posse nessa terça-feira (6), durante a segunda reunião ordinária de 2025 do órgão colegiado. 

Na oportunidade, três novos conselheiros também tomaram posse: Ana Cardoso, professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí (IFMG); Patterson de Souza, professor da pós-graduação em Química do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG); e Matheus Reis, presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da Indústria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A reunião teve início com uma homenagem ao ex-presidente do Conselho Curador, Fernando Passalio, hoje presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). “Eu aprendi muito com todos vocês. Foi uma passagem muito rápida, mas que deu para conquistarmos algumas coisas como a revisão de regimento, realinhamos alguns projetos, revisamos algumas notas também”. 

“Então eu acho que foi uma oportunidade para entregarmos um conselho dedicado, com pessoas que querem que a instituição continue dando seus resultados e contribuições”, completou Passalio. 

Créditos: Victor Fagundes / Ascom Sede-MG

Assumindo o posto de presidente, Mila Corrêa da Costa se apresentou e deu boas-vindas aos novos conselheiros, assumindo compromisso com o regimento do colegiado. 

A pesquisa que a FAPEMIG incentiva no Estado em todas as áreas demonstra a relevância da instituição e o seu papel estruturante no Governo do Estado. Então meu convite é que a gente se una, se torne um grupo que consiga ser propositivo e ao mesmo tempo que traga transformação, porque todos nós sabemos a luta do ensino, pesquisa e extensão no país”, afirmou Mila.

Conheça os novos conselheiros

Mila Batista Leite Corrêa da Costa iniciou sua carreira acadêmica como bolsista de graduação e mestrado da FAPEMIG. É mestre e doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pós-graduada em Direito Público e em Direito do Trabalho. 

Entre 2019 e 2025, Mila foi secretária de Estado Adjunta de Governo, subsecretária de Gestão de Imóveis da Sede e diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH). Atualmente, além de secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, é consultora legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 


Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula é doutora em Ciências/Fisiologia vegetal pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e, desde 2008, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí (IFMG).



Patterson Patricio de Souza possui doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Química e do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG).




Matheus Pedrosa dos Reis é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi gerente, diretor de negócios e diretor comercial na Algar Tech, foi diretor de marketing e comunicação e presidente do Programa de Jovens da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Atualmente é conselheiro estratégico e presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da Indústria da Fiemg e CEO da Fralía Cacau Brasil.

O mandato dos conselheiros é de quatro anos.

Conselho Curador

A FAPEMIG é gerida por um Conselho Curador que define as diretrizes da Fundação. Com a publicação do Decreto nº 48.715, de 26/10/2023, o colegiado passou a ser formado por 13 membros, com mandato de quatro anos não coincidentes, dentre os quais um conselheiro é escolhido entre os servidores da Sede-MG para presidir o Conselho. 

Os demais conselheiros são representados por quatro membros escolhidos entre pessoas de ilibada reputação, sendo dois provenientes do setor empresarial e dois de grande experiência e saber científico e tecnológico reconhecidos.

Ainda, quatro membros são escolhidos dentre os indicados em listas tríplices organizadas pelas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no Estado de Minas Gerais (ICTMGs) públicas federais, juntamente com as instituições federais de ensino superior e privadas sem fins lucrativos, que comprovadamente sejam instituições científicas, tecnológicas e de inovação, conforme disciplinado no regimento interno do Conselho Curador, em funcionamento no Estado. Outros quatro membros são escolhidos dentre os indicados em listas tríplices organizadas pelas ICTMGs, inclusive pelas instituições de ensino superior, ambas vinculadas à administração pública estadual.